sábado, 6 de março de 2010

Compressor ou Inflador?

.
"Boa tarde Turma Balonística,

Faleceu no mês passado meu inflador títular.
Pois é, tenho ele desde 2007... Foram bons momentos, milhares de balões, mas ele foi fiel até o fim... snif... snif...

Pêsames a parte, gostaria de compartilhar com vocês um pouco do que aprendi com instrutores, amigos e alunos:



1º - Qual o nome correto: inflador ou compressor?
Compressor (minha definição) - equipamento de compressão de gás ou fluidos.
Os mais comuns e conhecidos são os de borracharia e pintura.
No compressor há um motor e um cilindro, o motor bombeia ar e o comprime dentro do cilindro, ocorre então a compressão e o armazenamento do ar bombeado. No inflador isso não ocorre, há apenas um motor e uma carcaça (que pode ser de plástico, fibra de vidro ou metal - minha definição).

Conclui-se então que o profissional de balões faz uso de inflador próprio para balões e não de compressor.

2º - Qual o correto: inflar ou encher?
No fim das contas os balões vão estar cheios... Na verdade tanto faz, inflar e encher são sinonimos, Mas partindo do conceito anterior: inflar soa mais profissional do que encher (minha opinião).

3º - Dica útil: "Quem tem dois tem um", aprendi isso com meu pai e ele tem razão:
ferramentas essenciais precisam de reposição imediata, portanto é sempre bom ter um inflador reserva...

4° - Tecnologia
Os infladores atuais são mais potentes e inteligentes: inflam balões que exigem mais pressão (como os não-redondos) e também balões frágies (metalizados). No caso do uso prologado da potência máxima há um problema: potência máxima por longos períodos de tempo desgata o motor com super aquecimento, reduzindo sua vida útil.

5º - Como prolongar a vida útil do meu inflador?
Para inflagens muito prolongadas, o ideal é realizar o rodízio das máquinas, por exemplo: a cada 1000 balões troca-se o inflador, garantindo um tempo de
resfriamento do motor, ou se o profissional realiza várias decorações com
poucos balões durante o dia, ele pode utilizar um inflador em cada evento.

Inflar grandes quantidades de balões não-redondos, especialmente os 260, também super aquece o motor, e o pior, em um curto espaço de tempo, acaba que esse tipo de inflagem consome o equipamento mais rápido.

Uma solução para a inflagem em grande quantidade de balões não-redondos é a do uso do compressor de pintura adaptado a uma pistola de ar (vide imagem em anexo), o compressor é forte e infla esses balões com muita facilidade, é só encaixar o balão no bico da pistola e apertar o gatilho. Aprendi essa preciosa
dica com Cleudenir Maria - CBA, rsrsrs...

Quem quiser discutir, acrecentar ou mesmo corrigir o que falei, por favor fique a vontade.

Dedico essa mensagem as minhas queridas amigas Cleudenir Maria, Danielle Marcondes e a minha esposa Cristiane Wanessa.

Sucesso a todos,
Tunico Oliveira"




Um comentário:

  1. Oi Lia,

    fiquei honrado de vc ter postado minha mensagem...

    Um grande abraço,
    Tunico Oliveira.

    ResponderExcluir